28/06/2017 às 08:43

​Senador Medeiros visita CORE e SIRECOM e fecha apoio a luta pela isenção do IPI

Claudia Gomes

O senador José Medeiros (PSD), visitou a sede do CORE e do SIRECOM-Mato Grosso nesta sexta-feira 23. O senador mato-grossense atendeu a um convite do presidente José Pereira Filho e participou de uma reunião com os conselheiros e dirigentes das entidades representativas da categoria dos representantes comerciais e empresariais, que contou também com a presença do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) e do presidente da Fecomércio-MT,  Hermes Martins Cunha.

Durante o evento, o presidente do CORE-MT, José Pereira Filho, pediu o apoio dos parlamentares, para a luta da categoria pela isenção do IPI e do ICMS para compra de veículos novos para os representantes comerciais e  para o mostruário. "Hoje no estado 40% dos representantes comerciais deixam de viajar e, consequentemente de vender, devido ao alto custo de manutenção dos seus veículos, provocados pelo envelhecimento e pelo desgaste dos mesmos. Essas isenções irão beneficiar a nossa categoria, que contribui muito com a economia do estado, movimentando o comércio através das vendas e também os restaurantes e hotéis durante as viagens de visitas aos clientes", observou Pereira.

Para o senador José Medeiros, quando as entidades trabalham com os parlamentares do próprio estado, surte um efeito maior e gera um elo de ligação e um compromisso com o parlamentar. "O pedido de vocês é meritório, porque vocês estão querendo comprar a ferramenta de trabalho de vocês e isso faz todo o sentido. Me coloco a disposição da categoria, para ajudar no Projeto de Lei que tramita no Senado Federal pela  isenção IPI para compra de veículos para a representação comercial", disse o senador Medeiros.  

Isenção de ICMS do Mostruário - Segundo o deputado Oscar Bezerra o presidente do CORE/SIRECOM, José Pereira Filho, tem trabalhado muito pela entidade e solicitou dele várias demandas, no qual ele vem trabalhando com afinco. Uma delas é a isenção da cobrança do ICMS que incide sobre o transporte de mostruário do representante comercial, que de acordo com o deputado, já recebeu autorização do governador Pedro Taques(PSDB) e muito em breve entrará em vigor. "O governador já se comprometeu com essa demanda de vocês e o processo já está tramitando na Secretaria de Estado de Fazenda. A isenção do mostruário é uma forma de fazer justiça com os representantes comerciais pois ele é usado para demonstrar o produto que está sendo vendido, é sua ferramenta de trabalho", defendeu o deputado.

Isenção de ICMS para Veículo - A redução da isenção do ICMS para compra de veículos é outra demanda que o deputado Oscar Bezerra vem trabalhando junto ao governo do estado. "Estamos trabalhando, uma lei específica para atender esse importante setor e o governador Pedro Taques já sinalizou que apoiará a aplicação de alíquota de 50% do  ICMS para aquisição de veículo, que ficaria da seguinte forma: os representantes terão três meses para fazer a compra do veículo (setembro, outubro e novembro de 2017). Após essa data terão que aguardar três anos para realizar a renovação do veículo. Mas isso,  obviamente, quem definirá será a secretaria de Fazenda. A melhor notícia é que o governador já designou à secretaria de fazenda para que busque os mecanismos legais para criação desse desconto",  comemorou o deputado, dizendo que vai  brigar, até as últimas consequências, para que se consiga lograr êxito nessa questão, que é fundamental para dar condição de trabalho para aqueles que ajudam significativamente na geração de tanto ICMS para o estado.

Na oportunidade o presidente da Fecomércio, Hermes Martins, disse que a Fecomércio apoia essas reivindicações e destacou que já participou de várias reuniões na secretária de fazenda, para tratar da isenção do ICMS para veículo e para mostruário. "Vocês convivem hoje com uma alta carga tributária, mas temos a certeza que este trabalho que vem sendo desenvolvido pelo presidente Pereira, juntamente com o deputado Oscar Bezerra e com o senador Medeiros, logrará êxito e concretizarão esse sonho antigo que é a isenção do IPI e do ICMS, na aquisição do veículo que é a ferramenta de trabalho de vocês", disse o presidente Hermes.

Também participaram da reunião - O presidente da Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores - AMAD , João Carlos Sborchia, o presidente da Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso - Assorep, Silvio Landin, o presidente da Feira de Variedades de Mato Grosso- Expomulti-MT, Izaías Teixeira Corrêa, O vice-presidente do CORE-MT, Amadeu Oliveira Silva, o superintendente da Fecomércio-MT, Evaldo Silva e o conselheiro  fundador do  CORE-MT, Moacyr de Moraes Navarros.
 

Fonte: Assessoria Comunicação CORE-MT/SIRECOM-MT - Claudia Gomes